Imagina um fio invisível de amor que nos conecta...

Como essa história começou?

Tudo começou em 2009, quando olhei nos olhos de uma criança que dizia não ter pai.

Eu era professora da sala de recursos e atendia a alguns alunos de uma escola. Um dia, sentei-me ao lado de um menino de 10 anos que havia agredido um colega e não queria voltar para sala. Olhei em seus olhos e disse: “Lindos olhos! Quando olho para eles, imagino que eles se parecem com os olhos do seu pai”. Imediatamente ele gritou: “Eu não tenho pai!”

Então, eu respondi: “Interessante! Todos temos pai, somos feitos de células do pai e da mãe. E você não é diferente. Eu vejo o seu amor pelo seu pai. Parece que você não pode falar dele. É isso?”. Uma lágrima silenciosa foi caindo do seu olho. Ele olhou novamente e me disse: “Meu pai está preso e eu não posso ver ele. Minha mãe não me leva.”

Olhando nos olhos dele, questionei: “Você sente falta do papai? Já falou isso para mamãe?” e ele respondeu: “Não! Ela vai ficar chateada comigo.”

Então, continuei: “Nesse momento, seu pai, lá na penitenciária, deve ficar imaginando que você está seguindo bem aqui na escola. Está estudando e fazendo a sua parte. O amor dele não se afastou de você, sabia?”

Intrigado, ele perguntou: “Será? Como você sabe, professora?”

Segui afirmando: “Eu sei que existe um fio invisível que nos conecta ao amor do papai e da mamãe independentemente de onde eles estiverem. Quer sentir como é?” e ele concordou.

Pedi que ele fechasse os olhos e disse: “Imagine que existe um fio invisível que sai do seu coração e te leva lá no seu papai. E quando ele chega no seu papai, leva muito amor! Depois, ele traz muito amor para você! Hum… Como esse amor é quentinho!”

Fui fazendo o movimento de trazer o amor do papai e da mamãe para essa criança respirar o amor dos dois, pois todo filho quer respirar livremente o amor dos pais. Um amor que inicia na fecundação.

Assim a história do fio invisível teve início e os corações construídos em feltro com a cor vermelha e depois em cores variadas tomaram conta do Brasil e de outros países. O efeito no coração de crianças, adolescentes e adultos foi tão revelador que surgiram os livros As Aventuras da Professora Tina: O coração e o fio invisível, Bonecos de Força e outros em seguida. Todos os livros com o movimento do coração. Os corações em feltro com o fio de nylon é um recurso pedagógico que funciona como um canal para crianças de 0 a 110 anos conectarem o amor do papai e da mamãe.

Ao longo da minha carreira como docente, pude perceber o quanto professores, pais e demais membros da comunidade escolar se dedicam a buscar estratégias diversas para a solução de questões ligadas à aprendizagem e à disciplina.  

No entanto, apesar de todo o esforço empreendido nessa direção, na maioria das vezes, os resultados obtidos não são os desejados. A pergunta que fica é: por que isso acontece?

Minha experiência profissional e os conhecimentos adquiridos sobre a Pedagogia Sistêmica fizeram com que eu compreendesse que isso ocorre devido ao fato de que na escola há situações que bloqueiam o olhar. Explico: normalmente, o foco é colocado no problema, olha-se para a dificuldade, quando se deveria olhar para a solução.

Mas como olhar para a solução? A resposta está no conhecimento das leis do amor, leis naturais inconscientes, descritas inicialmente por Bert Hellinger, a saber: pertencimento, ordem e equilíbrio. Ao olhar por meio do coração, conscientes de que a solução está em cada indivíduo e em sua própria história, experimentamos os efeitos dessas leis nos relacionamentos.

No decorrer da minha caminhada como professora, procurei dispensar a todos um olhar sensível e amoroso, mas ainda assim sentia a falta de algo…

Então, a partir do conhecimento das leis do amor, que fazem parte da nossa vida, e pela tomada de consciência dessa nova postura que percebi ser possível facilitar as relações na escola e na vida, bem como confirmei, depois de muito experimentar, que o olhar por meio do coração proporciona um caminho mais leve. (FONSECA, 2018)

Aqui, escrevo apenas o início de uma linda história que trouxe à luz um olhar amplo e amoroso. Foram anos de experimentação no chão da escola até iniciar encontros com professores, que se transformaram em cursos e abriram espaço no Brasil e em outros países.

Assim nasceu o desejo de fundar uma editora para ampliar o conhecimento sistêmico pelo país com os meus livros e os livros dos meus alunos. O objetivo é oferecer aos meus alunos, além dos conhecimentos presentes em meus livros, a possibilidade de escreverem seus livros e de espalharem por todas as cidades do Brasil uma teia repleta de corações que se conectam. Esse é um sonho que já está se realizando, pois a Editora Teia Sistêmica já está produzindo os primeiros livros.

Gratidão à vida!

Hellen Vieira da Fonseca

FONSECA, Hellen Vieira da. As Aventuras da Professora Tina: O coração e o fio invisível. Editar Editora e Artes, Brasília-DF. 2018.

Experiência desenvolvida com o livro “O coração e o Fio Invisível”

As professoras do Instituto Educacional Alegria de Saber desenvolveram com as crianças atividades do livro “As Aventuras da Professora Tina – O coração e o fio invisível”. Elas vivenciaram muita alegria ao experimentarem respirar o amor do papai e da mamãe através do fio invisível de amor, um movimento genuíno entre pais e filhos.
Existe um fio invisível que nos conecta aos nossos pais e, mesmo que distantes, estaremos conectados por esse fio de amor.
Quer experimentar? Acesse a playlist!

Coleção Teia Sistêmica: O fio invisível conectando corações

A Coleção Teia Sistêmica: O fio invisível conectando corações é composta por oito histórias e os materiais didáticos, sendo lançados até o momento os dois primeiros livros: As Aventuras da Professora Tina: O coração e o fio invisível e As Aventuras da Professora Tina: Bonecos de força. A coleção traz na beleza de cada história apresentada, um olhar sistêmico com recursos que movimentam o coração de crianças, adolescentes e adultos. Para a escola, é um eficiente material didático que promove através do mundo encantado da imaginação vivenciarmos diversas formas de incluir aquilo que, muitas vezes, está excluído ou fora do lugar e não percebemos, seja no contexto familiar ou escolar.

O fio invisível conectando corações

O livro de pano “O fio Invisível Conectando Corações” da autora Hellen Vieira da Fonseca apresenta uma mensagem amorosa sobre a vida. Nele bebês e crianças vão vivenciar o fluir do amor em contato com a história. Uma homenagem a minha mamãe Clarice Vieira da Fonseca e a todas as costureiras do meu sistêmica familiar. Livro feito a mão amorosamente pela querida Liliane Ramos Matajs.

Conheça nossa editora Teia Sistêmica

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support