FÓRUM – MÓDULO I

Você quer saber mais sobre a Formação em Pedagogia Sistêmica?

Confira algumas reflexões dos alunos sobre um dos temas vivenciados neste módulo:

Este conhecimento tem impactado de forma grandiosa em minha vida pessoal (casamento, pais, irmãs, filha...) e na minha trajetória profissional. Vem contribuindo consideravelmente na minha forma de atuar, olhar, pensar, ver, reconhecer, agradecer. Sou grata a todos que vieram antes de mim, que me fortalecem e engrandecem. Sinto-me muito feliz por viver esta história com todas vocês que fazem parte deste grupo lindo, acolhedor e amoroso.

Greice Furini Lawall Sobrinho - Brasília-DF - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2019

É um conhecimento que ampliou e melhorou minha percepção e a forma de "olhar" para os conflitos. [...] impactou muito na minha mudança de postura em relação ao meu próprio sistema familiar de origem, minha família atual, filhos, casamento e vida profissional.

Katiane Rodrigues dos Santos - Taguatinga-DF - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2021

 [...] Quando usei o termo “eu vejo você” pela primeira vez com meu aluno, foi bem estranho. Ele, adolescente, me perguntou se eu estava doida, porque todo mundo o via. Eu respondi: “tá tudo certo” e larguei para lá. Me senti ridícula, mas fiz isso. Desse dia em diante, o aluno, que vivia no corredor, matando aula e dando má resposta, do nada, parou de dar tanto trabalho.

Kênia Silva Neiva, Taguatinga-DF - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2021.

O impacto foi muito grande na minha vida pessoal e profissional. Pude vivenciar uma mudança de postura com meus alunos e nas minhas relações no ambiente de trabalho, o que me deixou muito mais calma. Só a percepção da ordem e de tomar o meu lugar de professora mudou minha conduta com os alunos. Isso foi muito benéfico para mim.

Hellen Cristina Gomes - Taguatinga-DF - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2020

O conhecimento dessas leis, quando sentido, fez desabrochar em mim uma transformação que cada vez mais se torna profunda, forte. Essa transformação não é de um método pedagógico por outro; não é de uma linha psicológica para outra. É uma transformação em meu olhar. É como se eu usasse outros óculos mesmo. Então, vou me reorganizando de dentro para fora. É uma mudança de postura sútil, profunda e muito trabalhosa, pois não é teórica, e sim experienciada. Acho, como psicopedagoga, uma revolução na educação, mas, antes, uma grande revolução em mim mesma!

Ana Flávia Guida Teixeira - Taguatinga-DF - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2020

O principal impacto é a gratidão! Hoje percebo como estive em diversos momentos fora do meu lugar e tinha uma postura "grande" em relação aos outros. Quando essa postura vem, procuro lembrar do meu movimento sistêmico e busco voltar para o meu lugar. Esse conhecimento é libertador e as Ordens do Amor deixam a vida mais leve. Creio também que muitos problemas são resolvidos com muito mais rapidez por conta da concordância das coisas como são e, por meio disso, o respeito e o equilíbrio vêm naturalmente.

Leilane Toledo - Taguatinga-DF - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2020

     [...]. Hoje percebo alguns fatos com mais leveza, como se os fardos sobre os meus ombros se tornassem menos pesados. Ao olhar com esse Pensamento Sistêmico, pude compreender e respeitar a história do outro e ressignificar a minha própria vida, procurando olhar o outro sem julgamento. Gratidão por esta oportunidade!

Liceia Aguiar - Taguatinga-DF - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2020

Conhecer as leis sistêmicas nos faz repensar o quanto é importante mantermos nossa postura. O impacto desse conhecimento em minha vida faz com que eu pratique o exercício de estar no meu lugar constantemente.

Carolyne de Souza - Taguatinga-DF - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2021

A partir do momento que tive a oportunidade de conhecer as três leis sistêmicas naturais de Bert Hellinger (ordem, pertencimento e equilíbrio), por meio dos estudos motivados pela professora Hellen, me permiti e estou aprendendo a me colocar no meu verdadeiro lugar e isso vem me proporcionando muitas conquistas na minha vida pessoal, profissional, familiar e conjugal. Estou buscando me sentir pertencente em todos os meios que me encontro, em especial no meu local de trabalho. Tem sido muito positivo em todos os aspectos e venho notando muitas mudanças interiores em busca do meu autoconhecimento e na minha postura, na maneira de lidar com o outro, por isso quero continuar aprofundando meus conhecimentos.

Luciana Ferreira - Sobradinho-DF - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2019

[...] Como professora de crianças com autismo, tenho percebido mudanças sensíveis de meus estudantes a partir de minha postura mais leve e dentro do meu lugar de ser apenas a professora. [...] hoje, percebo uma mudança radical! [...]. Eles estão mais expansivos, buscando contato com outras crianças, ouvindo músicas, cantando e dançando, conseguem com mais facilidade verbalizar suas necessidades, aumentaram seu repertório de palavras, atitudes e respostas. Um deles ainda não estava alfabetizado e agora, após a leveza da pedagogia sistêmica, passou a escrever com letras recortadas e no computador, mostrando que já sabe ler diversas palavras. Enfim, são ganhos de qualidade de vida, de autonomia, de sentir-se parte!

Clarice Neves - Sobradinho-DF - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2019

Tenho experimentado diariamente as leis sistêmicas no meu trabalho e na minha vida. Posso dizer que, por meio desse conhecimento, minha postura tem mudado gradativamente. É claro que essa mudança não é fácil, pois ficar no meu lugar e não julgar é um exercício diário, o qual tenho praticado e os efeitos disso têm sido maravilhosos no movimento para o mais.

Maria Aparecida - Sobradinho-DF - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2020

Após o primeiro contato com a professora Hellen, tive a oportunidade de conhecer as três leis sistêmicas naturais de Bert Hellinger (ordem, pertencimento e equilíbrio), por meio dos estudos motivados por ela, me entreguei e estou aprendendo a me colocar no meu verdadeiro lugar e isso vem me proporcionando muitas conquistas na minha vida pessoal, profissional, familiar. Agora, antes de tomar qualquer atitude, sempre penso muito: no trabalho, “Sou apenas a professora”; e, em casa, “Sou apenas a filha”, tendo sempre o cuidado de não tomar o lugar de ninguém [...].

Loyanne Suzano - Sobradinho-DF - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2020

[...]Sou grata ao Bert e seus seguidores, inclusive a minha querida professora Hellen, por passar adiante todo esse conhecimento, permitindo-nos viver com mais sabedoria e amor. Esvaziar-se de julgamentos não é fácil, mas é possível com um olhar amoroso sobre si e sobre o que o outro nos revela sobre nós mesmos. Hoje, quase um ano depois de iniciar meus estudos na pedagogia sistêmica, consegui muitos avanços.... Voltei ao meu nobre lugar de APENAS A PROFESSORA! Todos os meus relacionamentos foram impactados, sai da escola que trabalhei por 23 anos com muita gratidão e reiniciei minha jornada em outra escola, agora com olhar mais atento a minha postura. Conhecer as leis sistêmicas foi um divisor de águas na minha vida. 

Cátia Almeida - Sobradinho-DF - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2020

Impacto poderoso em toda a minha família, em todos os amigos e conhecidos e, incrivelmente, também nos desconhecidos, com quem tenho contato pela primeira vez. Você sai do módulo da Pedagogia Sistêmica no domingo, mas a Pedagogia Sistêmica nunca mais sai de você. É realmente uma ferramenta poderosa para todas as áreas e todos os tipos de profissionais. Nunca mais vi a vida e as pessoas com os mesmos olhos. É verdadeiramente algo muito positivo e impressionante! É, acima de tudo, amor em movimento!

Renata Dias Cardoso - Brasília-DF - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2019

 

O conhecimento das Leis Sistêmicas tem provocado um movimento interno no meu modo de me perceber na minha própria história, assim como as outras pessoas e suas histórias. É dar vazão à leveza em todas as relações e situações. É ter clareza do que é meu e do que é do outro. Agora, sinto-me mais segura por entender melhor até onde posso ir e deixar, sem sofrer, que os outros (pai, mãe, irmãos, filho) também sigam.... Experimentar um novo olhar me traz de volta para a minha essência. E, sendo apenas o que sou, vejo para além do que os meus olhos permitem ver, mas alcanço a essência das pessoas com o meu coração. Grata por experimentar essa nova compreensão!

Esmeralda Figueira Queiroz - Brasília-DF - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2019

Iniciei o curso com o intuito de conhecer mais sobre a pedagogia sistêmica e aplicar os conhecimentos adquiridos no meu trabalho, mas o impacto maior tem acontecido, especialmente, na minha vida pessoal. E quando eu mudo, tudo muda também. Sinto-me muito grata por poder participar desse curso e sei que já estou com um outro olhar, que vai mudar ainda mais até o final do curso. As leis do amor de Bert Hellinger são realmente incríveis e é muito bom poder vivenciar e aprender tudo isso [...].

Larissa Leite Vaz de Guimarães Corrêa - Brasília-DF - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2019

 

Ter o conhecimento das leis sistêmicas é o início de uma jornada de conhecimento, de descobertas e aprendizados para a vida pessoal e profissional. O impacto tem sido positivo e desafiador, que temos que nos deparar com a nossa história, querer enxergar nossas características, nossas forças e fraquezas, pois a cura começa em nós e está tudo interligado. Não conseguirei tomar o MEU LUGAR de diretora se não estiver no lugar correto como filha e nas minhas relações familiares

Lia Camila dos Reis Figueiredo - Brasília-DF - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2019

Realizei a atividade dos bonecos de força antes das férias. Não fiz nenhum registro, pois não pensei no portfólio. Porém, percebo as salas mais calmas, os alunos mais próximos de mim, demonstrando mais confiança e participação nas aulas. Minha turma era bem difícil e hoje não apresenta problemas como antes. Estou muito feliz por perceber como as leis sistêmicas modificam a prática. Gratidão.

Luciana Cristina Bell da Conceição – Jundiaí-SP - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2019.

Aqui, no meu colégio, temos realizado vários exercícios com os alunos e o boneco de força é, sem dúvida, o mais impactante.

Sempre que começo a falar dos meus pais, imediatamente, eles se mostram interessados no assunto, ao passo que eu, instantaneamente, incluo os pais deles na conversa. Todos querem falar ao mesmo tempo, dizer como se parecem com os pais e até mesmo aqueles que se negam a falar do assunto. Geralmente, faço as atividades em sequência. Primeiro, falo de mim e de meus pais. Depois, permito que individualmente cada um fale da sua família. Em seguida, falo da misturinha com a mistura do leite em pó com o chocolate e, por último, apresento os bonecos de força.

É impressionante o impacto que esses exercícios provocam nas crianças. Cria-se um elo lindo. Sempre que me veem pelos corredores, correm ao meu encontro e me perguntam quando vamos fazer de novo. Os resultados são visíveis e as soluções também.

Luziana Marques Pacheco da Silva - Jundiaí-SP - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2020.

Sou professora de Educação Especial. O conhecimento das leis sistêmicas acarretou uma mudança de postura da minha parte, de forma que passei a aceitar em primeiro lugar os meus pais, para então olhar com amor e aceitar os pais dos meus alunos. Minha postura tornou-se ainda mais firme sobre olhar para todos os meus alunos sem pena,  com muito respeito pela vida e história de cada um.

Fiz com eles a leitura do livro Boneco de Força. Após, iniciamos o processo de cada um tomar a força do papai e da mamãe. Esse processo os ajudou a ficaram mais calmos, centrados e buscarem realizar as atividades não somente na minha sala, mas também na sala de aula regular, pois sabiam que papai e mamãe se alegram com tudo que realizam na escola.

Juliana Paula Tristão - Jundiaí-SP - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2020.

O conhecimento, na verdade a compreensão, das leis sistêmicas, nos últimos meses, tem impactando positivamente a minha maneira de pensar e de agir. Compreender a hierarquia nas relações familiares, profissionais e escolares tem me auxiliado a perceber como, em diversos momentos, as dificuldades e os obstáculos se dão em função de alguém estar fora do seu lugar.

Ficar no meu lugar tem sido um exercício constante. Outro exercício que tenho feito é não tomar para mim o que é do outro: "O que é meu eu tomo, o que é do outro... eu deixo com ele!"

Ana Luiza S. Scarparo - Porto Alegre- RS - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2019.

Portanto, o impacto tem sido muito positivo. Venho observando como o pertencimento, o equilíbrio e a ordem têm se apresentado em minha vida e na vida das pessoas que me cercam. Meu olhar está diferente, acredito que para o melhor. 🙂

Paula Borges -  Porto Alegre- RS - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2019.

Boa viagem, colegas, estou me sentindo em um navio, atravessando oceanos bravios. As minhas tempestades internas foram sacudidas pela Pedagogia Sistêmica e pela maneira amável com que a prof. Helen nos conduziu... Eu entrei nesta turma e na segunda aula me impactei imediatamente com as técnicas dos bonecos de força, do coração e do fio invisível e dos tapetinhos. Já utilizei cada uma delas em diversos momentos. Utilizando os bonecos de força com uma aluna que hoje está afastada da família por abandono e maus tratos (mora num abrigo) e que chegou na escola totalmente desvinculada de tudo, pude perceber a sua total identificação com a mãe: ela desenhou a si e a sua mãe com a mesma cor de roupa e o mesmo penteado (um rabo de cavalo) e quando pedi que sentisse a força dos pais ela ficou emocionada e chorou...Hoje, essa menina canta pelos corredores da escola, participa das atividades com entusiasmo e, mesmo com a defasagem de aprendizagem, quer realizar as mesmas atividades que os colegas recebem. Eu fico muito feliz quando vejo como essa menina está mais segura de si e desenvolvendo-se com alegria. Obrigada, Helen, por compartilhar todo seu conhecimento. Ansiosa pelo que está por vir.

Tânia Maria - Porto Alegre- RS - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2019.

Inicialmente, a intenção em realizar o curso era exclusivamente como ferramenta para o meu trabalho na Educação Infantil. Mal sabia eu o quanto mais profundo seria. Sim, a educação sistêmica permite que por meio dos vários recursos disponíveis, meu trabalho torne-se leve, amoroso e com sentido, porém, antes de tudo, ela veio organizar meu interior. Entender de onde vim e para onde posso ir, facilita na compreensão dos sistemas familiares dos meus alunos. Quanto mais conectada estou aos meus pais, mais conexões e amor fluem no meu ambiente de trabalho.

Maristela Borges - Porto Alegre- RS - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2020.

Conhecer as três leis sistêmicas trouxe um grande impacto na minha vida, pois me trouxe mais compreensão sobre o ser humano e seus conflitos. Mostrou-me onde posso buscar meus recursos renováveis e também qual o meu lugar, na minha família, no meu trabalho e na minha casa. Também me ajudou a compreender melhor a importância do equilíbrio das relações e a ter um novo olhar para mim e para todo ser humano. Realmente é algo que ajudou a manter as lentes restaurativas e compreender valores que ainda não entendia. GRATIDÃO!

Silvia de Souza - Macapá-AP - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2020.

Conhecer as três leis sistêmicas: pertencimento, equilibro e ordem, da forma como Bert Hellinger apresenta, aguçou a minha percepção sobre a importância da reverência aos antepassados, do respeito ao que foi, como foi e a força do amor que há na aceitação dos limites e das possibilidades vividos. Contribuiu para que eu percebesse com mais clareza a necessidade do equilíbrio nas relações entre nós, seres humanos, e compreendesse que o desequilíbrio entre o dar e o receber é um dos maiores fatores de conflito entre as pessoas. Logo, a sabedoria de aceitar humildemente a sua posição, de reconhecer com amor o lugar dos que precedem, seja na família, no trabalho, na escola, ou em qualquer grupo que estivermos envolvidos e estar atento para o equilíbrio entre o que recebemos e damos, produz paz.

Sou grata por ter a oportunidade de olhar para mim mesma dessa forma e, assim, olhar para o outro com a mesma compaixão.

Nelba Siqueira - Macapá-AP - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2020.

         De concordância. Como algo tão presente e poderoso, que conduz as nossas vidas estava invisível a nós? Saber como essas leis naturais que direcionam nossas ações e como virar a chave, sem dúvida, é um triunfo na mão de nós, professores. Por isso, a partir desse conhecimento, passei a acolher no coração a história do sistema familiar do aluno, ressoante na sua vida escolar. Nós, enquanto professores, agora sistêmicos, devemos não somente respeitar a história de cada aluno, mas, também, servir de elo entre aluno e seu sistema familiar do jeito que foi, ou é, sendo a forma acertada. A sua história é a correta. Deve-se fazer essa ponte para empoderar o aluno da força que seu sistema familiar lhe atribui.

Wilson Campos -  Macapá-AP - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2020.

Eu já tinha o conhecimento das Leis sistêmicas porque tinha acabado de sair de um Curso de Constelação, mas posso dizer que a experiência dentro da pedagogia sistêmica no universo escolar foi realmente nova e avassaladora. Compreender a simplicidade com que as leis estavam expostas para nós e de que forma poderíamos observá-las, foi uma compreensão muito arrebatadora. Hoje em dia, posso dizer que aplico o tempo inteiro no meu roteiro clínico de atendimento.

Idalina - Natal-RN - Formação em Pedagogia Sistêmica na Educação - IHVF, 2020.

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