Nossa História
Confira um pouco sobre o surgimento da nossa história
Agradecer
“Aplicar o que me foi dado e se tornou parte de mim
numa ação que permita a outros alcançar também
o que me enriqueceu. Só então o que me foi dado
alcança sua plenitude.”
Bert Hellinger
Hellen conhece a abordagem sistêmica
Hellen conhece a abordagem sistêmica fenomenológica na perspectiva das “Constelações Familiares”, em um workshop de Constelações Familiares e continua em contato com a abordagem. É Diretora do CEE-DF e atua também como a formadora de professores de alunos com Autismo, Deficiência Intelectual e Deficiência Múltipla.
Inicia a primeira formação
Inicia a primeira formação com Peter e Tysuiuko e, nesse ano, o livro da Marianne Franke “Você é um de Nós” chega ao Brasil. Franke foi a primeira professora a levar as leis sistêmicas para a escola na Alemanha. Hellen entra em contato com o movimento sistêmico nas escolas e inicia suas experimentações como gestora escolar.
Nesse ano compreende que levar esse olhar para a escola
Nesse ano compreende que levar esse olhar para a escola significava desenvolver uma postura interna, uma mudança de olhar através das leis sistêmicas com ensinamentos para a escola e para a vida. Com a mudança em sua postura, tudo mudou no externo. Isso aconteceu na família e na profissão.
Bert Hellinger faz um encontro em Brasília com o tema relacionado a Crianças com Autismo
Bert Hellinger faz um encontro em Brasília com o tema relacionado a Crianças com Autismo e outras síndromes. Hellen realiza uma mudança intensa de postura e inicia as primeiras falas do coração e do fio invisível experimentando com as crianças. Sai da direção da escola e entra no Mestrado em Psicologia, estudando em sua dissertação História de Vida de Professores com Autismo. As experimentações com a postura sistêmica continuam.
Continua os estudos com Bert Hellinger e Sophia Hellinger
Continua os estudos com Bert Hellinger e Sophia Hellinger em Lindóia-SP e participa de seminários com outros professores. Segue com os experimentos baseado na proposta da Pedagogia Sistêmica com o livro de Marianne Franke.
Conclui o Mestrado em Psicologia
Conclui o Mestrado em Psicologia. Retorna para SEDF em sala de recursos onde experimenta a postura sistêmica na escola. Obteve resultado incrível com crianças do infantil ao fundamental I. Inicia os primeiros experimentos com os bonecos de força com crianças do 4º ano e crianças na lista de reprovados que após as vivencias recuperaram as notas e passaram de ano, crianças com dificuldade de comportamento e aprendizagem saíram do quadro. Nesse ano os corações do fio invisivél tomam forma e são consturados em feltro para s crianças. Foi uma experiência muito impactante. Inicia os atendimentos em consultório e sua segunda formação em Constelação Sistêmica Familiar pelo IBHBC. Estudos com Bert Hellinger em Lindóia-SP
Entra para Coordenação Intermediária na Regional de Ensino
Entra para Coordenação Intermediária na Regional de Ensino, atendendo aproximadamente 62 escolas. Oferece o primeiro workshop em Pedagogia Sistêmica para professores da SEDF e a primeira turma de formação em Pedagogia Sistêmica no Distrito Federal, com apenas um módulo. Inicia a sua primeira formação em Pedagogia Sistêmica com Paula Matos, de Portugal.
Experimenta a postura sistêmica com professores e alunos com deficiência
Experimenta a postura sistêmica com professores e alunos com deficiência e transtornos em escolas inclusivas, sugerindo um novo olhar aos professores. Foi um ano de mais experimentação em outros seguimentos da escola, de mais 3 turmas de Pedagogia Sistêmica, palestras, workshop de Pedagogia Sistêmica com Marianne Franke.
Participa do III Congresso de Pedagogia Sistêmica no México
Participa do III Congresso de Pedagogia Sistêmica no México com mais 27 Países /CUDEC, com Bert e Sophie Hellinger, Angélica Olvera e outros professores. Curso com a alemã Merilis, sobre crianças no olhar sistêmico. A formação de Pedagogia Sistêmica passa a ter II módulos. Continua oferecendo mais sugestões aos professores e atendendo alunos com conflitos, dificuldades de aprendizagem e comportamento, bem como professores que não conseguiam mais atuar em sala de aula.
Inicia a Formação Internacional em Pedagogia Sistêmica
- Inicia a Formação Internacional em Pedagogia Sistêmica no Instituto Conexão Sistêmica em São Paulo, com Marianne Frank e professores internacionais.
- A formação em Pedagogia Sistêmica em Brasília já completa três módulos.
Inicia como professora da primeira turma de Pós Graduação em Pedagogia Sistêmica pelo Instituto OCA em Cuiabá-MT, no qual permanece até hoje como docente.
Inicia a parceria com Idesv, como formadora das turmas de Educação Sistêmica
- Inicia a parceria com Idesv, como formadora das turmas de Educação Sistêmica, desenhando juntos o formato Idesv e incluindo os módulos com os materiais que já estavam validados no seu trabalho em Brasilia. Foram 5 turmas por ano, em 8 cidades do Brasil no periodo de 2014 a 2018.
- As turmas de Brasília continua de forma autônoma com o programa já existente desde 2010 atendendo três turmas de professores por semana. Hellen Vieira da Fonseca segue com a criação e entrega nas turmas de materiais inspirados no conhecimento sistêmico que experimentava com as crianças e que se transformaram em recurso no programa da Pedagogia Sistêmica como o Fio invisível e os corações, e os Bonecos de Força, coração celular e outros.
Funda o Instituto Hellen Vieira da Fonseca – O fio invisível conectando corações.
- Funda o Instituto Hellen Vieira da Fonseca – O fio invisível conectando corações. Inicia a parceria com a Escola Quântica/DF até 2018, levando o seu trabalho para mais duas turmas nesta instituição.
- Aposenta da SEDF e inicia a ampliação do IHVF.
Inicia turma fora de Brasília pelo Instituto Hellen Vieira da Fonseca
- Inicia turma fora de Brasília pelo Instituto Hellen Vieira da Fonseca no estado de Belém-PA com a Formação em Pedagogia Sistêmica, com V módulos.
- Inicia Curso de Extensão com Formação em Pedagogia Sistêmica em parceria com a Universidade de Brasília-UnB.
- Entra para o Grupo de Pesquisa GECRIA/Unb/LIP/IL.
- Realização do I Encontro de Experiências Sistêmicas na Educação do DF: Novos Caminhos na Relação Família e Escola - PEESDF, em parceria com Universidade de Brasília-UnB.
- Lançamento da coleção Teia Sistêmica: O fio invisível conectando corações, com a primeira edição da série: As Aventuras da Professora Tina - O coração e o fio invisível.
Inicia a ampliação do IHVF com a Formação em Pedagogia Sistêmica
- Inicia a ampliação do IHVF com a Formação em Pedagogia Sistêmica em mais 5 Estados: Belém-PA, Jundiaí/SP, Macapá/AP, Porto Alegre/RS, Natal/RN, Rio das Pedras/SP, Brasília/DF.
- Lançamento da Editora Teia Sistêmica para expandir o conhecimento da Pedagogia Sistêmica com seus livros e através da experiência com suas alunas e seus alunos.
- Lançamento do II livro da Coleção Teia Sistêmica: As Aventuras da Professora Tina: Bonecos de Força.
Lançamento da primeira turma on-line ao vivo com o nome Formação Pedagógica Sistêmica
- Lançamento da primeira turma on-line ao vivo com o nome Formação Pedagógica Sistêmica em sete países: Brasil, Australia, Estados Unidos, Colombia, Suiça, Luxemburgo, Malawi, Portugal.
- Transformação das 7 turmas presenciais de Pedagogia Sistêmica em turmas on-line devido ao momento.
- Lançamento dos cursos para Psicólogos, Orientador Educacional, Sala de recursos, coordenador e Monitor.
- Lançamento de camisetas com frases sistêmicas.
Lançamentos:
- Lança a turma II e III online.
- Lança livros pela Editora Teia Sistêmica.
- Lança o Site IHVF.
- II Encontro de Experiencia Sistêmicas agora no formato on-line.
- Laça novos cusos e mentoria.
- Lança a Comunidade-HVF.
- Lança Pós -Graduação em Pedagogia Sistêmica.
- Lança ebook Pedagogia Sistêmica e O Fio Invisível.