Trabalhando o “SIM”
Desde que a professora Hellen me propôs trabalhar o “SIM”, neste tempo de pandemia que estamos vivendo, e a educação tem sido remota, coisas incríveis têm acontecido comigo. Palavras da professora Hellen, para mim:
Quanto mais a gente mover o SIM, mas as possibilidades vão chegar. E aí, o que eu percebo? Algo se move para que a gente esteja ali conectado, sabe?! As coisas se movimentam, entre nesse sim interno, vai trabalhando o ‘sim’, vai deixando isso acontecer nas suas células, vai dizendo sim pra realidade que é o que você está vivendo aí… e espera, porque às vezes a resposta chega, né?! (FONSECA, 2020, comunicação oral).
E as respostas foram mesmo chegando!!!! Entre as coisas mais marcantes que me aconteceram, vou relatar uma.
Organizei uma mesa-redonda online intitulada “Letramento, gênero e raça na vida de mulheres negras”, evento este organizado por mim e realizado através do programa de pós-graduação da Letras-UFG, do qual faço parte como doutoranda. A mesa-redonda foi uma atividade de lançamento do livro que publiquei em 2020: “Letramento, gênero e raça na (re)construção de identidades de mulheres negras”.
Duas professoras e escritoras negras foram convidadas para compor esta mesa-redonda. Foi um sucesso e uma energia contagiante tomou conta desta prosa afro-brasileira, assim a chamei.
Nós três ficamos em um estúdio da Plataforma StreamYard, juntamente com as/o intérpretes da língua de sinais, Libras. E o evento era transmitido ao vivo pelo Youtube, as pessoas participando pelo chat online.
Fiz a abertura, falei da alegria que sentia, citei nominalmente todas as cidades, estados inscritos no evento e disse que, através da Ana Lúcia e Luanda (as únicas que eu podia ver) eu via também todas/os participantes que estavam com a gente naquela tarde. Eu disse que eu via e podia sentir cada uma e cada um e que todas/o faziam parte e tinham um lugar especial no evento.
Depois dos protocolos de abertura, convidei todo mundo para fazer um exercício comigo. E, então, fiz uma breve “meditação” e fui conduzindo todo mundo para trazer o pai e a mãe para estarem atrás deles/as: à direita o pai e à esquerda a mãe, sugeri que tomassem a força e o amor que vêm do pai e da mãe… E disse: Agora, nossa mesa-redonda triplicou, quadriplicou de gente. Nós e todos os papais e mamães participam conosco.
Foi uma loucura o evento! Era tanta alegria, era tanta energia, era tanto amor que as pessoas permaneceram até o final, fazendo comentários lindos pelo chat e, mesmo sendo um evento acadêmico longo, 2h40min de duração, ao final
ainda tínhamos 60 pessoas participando online. Durante esse intervalo chegamos a mais de 100 pessoas, depois foi oscilando em entradas e saídas, ficando as 60 pessoas.
O vídeo que está gravado no Youtube já está com mais de 300 visualizações. As pessoas estão me mandando mensagem dizendo o quanto está mexendo com elas a mesa-redonda.
Os feedbacks das pessoas são os mais lindos e tocantes. As pessoas têm me dito que eu estava radiante rsrs Além de tudo isso, olha o que está atrás de mim, no cantinho que organizei para fazer as lives: a atividade dos bonecos que fizemos no curso.
O amor reverberando desde então!!!! Lindo, lindo, lindo. Inexplicável. Tenho tanto orgulho desse resultado que não me importa que meu nome seja citado – Suety Líbia, de Goiânia -, caso você queria usar esse resultado como exemplo nas aulas. Estou muito feliz.
Ah! Tenho recebido convites para falar em eventos nas instituições de ensino superior e escolas. Jackeline Ferreira, da nossa turma, me chamou para falar no dia 20 de novembro na escola dela. Falei também em um evento do Instituto Federal Goiânia Oeste.
Desde que experimentei o “SIM”, concordei com a realidade da educação remota, do jeitinho que ela é, minha vida fluiu no espaço online, me sinto totalmente conectada com as pessoas, participando de eventos, cursos de formação, oficinas. Avancei ainda mais… Trabalho online também, desenvolvi meu primeiro círculo de mulheres, realizo oficinas de letramento, tudo isso com resultados muito especiais e profundamente transformadores na minha vida e na vida das pessoas!
Gratidão Professora Hellen.
Suety Líbia Alves Borges, Goiânia, 22 de outubro de 2020.
Formação em Pedagogia Sistêmica com a Educação/IHVF/Goiânia.
¹ Transcrição feita de um áudio de WhatsApp de um atendimento de acompanhamento da Formação em Pedagogia Sistêmica que faço com professora Hellen Vieira da Fonseca, do Instituto IHVF.