A professora e o coração
Professora, a aula terminou e sinto você numa alegria. Estou certo?
Verdade, coração. Estou muito alegre.
E o que causou a alegria que brilha em seu olhar?
A turma de hoje foi a quarta da semana e foram muitos os relatos de inclusão de alunos, de soluções de casos relacionados ao comportamento dos alunos e de aprendizagem fluindo quando o professor assumiu o seu lugar de apenas professor. Os professores estavam muito alegres…Uma sintonia preenchendo cada um de nós.
Sabe coração, nós professores quando ensinamos não sabemos o que atingimos em nossos alunos e quantos serão atingidos a partir deles.
E o que leva você, professora, a pensar assim?
Não coração, não estou pensando… Estou sentindo… Meu corpo inteiro transborda alegria com a rede que se amplia dia a dia. Amorosamente a postura sistêmica vai chegando ao coração dos professores e assim chegamos ao coração dos alunos e daqueles que estão em contato com eles.
Nossa professora, que maravilha! Isso quer dizer que a Pedagogia Sistêmica está caminhando nas escolas?
Sim, coração! E o mais lindo de tudo isso é ver a rede se formando. Não tem preço escutar o professor falar da sua prática transbordando alegria.
E o que a alegria movimenta, professora?
O movimento é simples: Quando o professor toma consciência dos efeitos da postura sistêmica nas relações com os alunos e suas aprendizagens, ele se encanta pelo que faz e a alegria toma conta. Gera um movimento de seguir com alegria. Passar adiante.
Eu sinto que os alunos desses professores percebem esse movimento. Certo, professora?
Sim, coração, claro que percebem! Eles olham para o professor e sentem a sua força. É a vida se manifestando através do trabalho com alegria. Quando na relação professor e aluno o fluxo de amor está livre, todos ganham.
Professora, como o aluno fica quando sente o seu professor alegre com o que faz? No seu lugar de professor?
Ah!… Ele não resiste à alegria do professor… Ele se encanta…
Com o professor no seu lugar, o aluno abre espaço para o que ele ensina e tudo flui mais leve.
Deve ser gratificante acompanhar o movimento de alegria desses professores que estão em formação, né professora?
Sim, coração. Nós apenas mostramos o caminho e ficamos no nosso lugar. O professor tem a força dos seus pais e os recursos necessários para seguir. Nós confiamos.
De professor para professor a rede se forma… Que belo! Sou um coração privilegiado com esse contato.
Verdade, querido coração! A rede está formada. Um professor vai passando para o outro aquilo que recebe e, quando chega aos alunos em qualquer idade, eles levam para a vida. Fluxo… Força! Vida que segue!
Estamos todos a serviço!
Gratidão, vida!
Hellen Vieira da Fonseca/2017.