Experiencia na Educação Infantil com “O fio invisível que conecta corações.”
O Fio invisível que conecta corações.
…Hoje venho relatar o caso de uma aluna de 5 anos, uma menina meiga, carinhosa e supertranquila, que repentinamente começou a chegar à escola bastante abalada, chorando sem parar e chamando pelos pais. Eu sempre a acolhia, escutava suas lamentações e procurava acalmá-la.
Um certo dia, em que ela chorava desesperadamente, gritou comigo e falou que, se eu não ligasse para a mãe dela ir buscá-la, ela não me obedeceria. No primeiro momento me assustei, depois parei, respirei e me retirei da sala para um ambiente mais tranquilo para poder ouvi-la. O seu discurso era um só: que queria ir embora para casa… Foi então que peguei o coração do fio invisível e falei para ela o seguinte: – Sabe de uma coisa, eu vejo você do jeito que você é, olho para onde você olha quando não quer estar na escola. Sabe, os meus pais moram muito longe de mim, mas você sabia que existe um fio invisível que está ligado diretamente do nosso coração ao coração dos nossos pais e que, mesmo longe, eles estão sempre com a gente? Então convidei-a para respirar o papai e a mamãe. Ela concordou, segurou o coraçãozinho bem forte e fechou os olhos. Nesse momento fiz o movimento no fio de levar o amor dela até os pais e o dos pais até ela. Então acrescentei que o coração do papai e da mamãe se enche de alegria quando ela está bem na escola. Assim, ela foi se acalmando, abriu os olhos devagar, me deu um abraço e voltamos para a sala. Eu dei a ela um coração do fio invisível, para que ela guardasse e sempre que estivesse com saudade dos pais, respirasse.
Após esse momento soube que os pais dela haviam se separado e um deles já estava com outra pessoa. Com isso, compreendi todo esse movimento, soltei a sementinha e deixei.
Hoje, após vários dias, ela chegou até mim e falou assim: – Tia, sabe o coração e o fio que a senhora me deu, ele me ajudou muito, eu amei e estou usando. Eu sorri para ela e disse que estava gostando muito e continuamos a rotina escolar normalmente. Essa aluna queria ser vista e reconhecida com o amor do papai e da mamãe, são os pais certos! Gratidão!
Ana Paula Brito, 2018.
Bibliografia:
FONSECA, Hellen Vieira. As Aventuras da Professora Tina: O coração e o fio invisível. Editora: Teia Sistêmica, 2021.
Formação em Pedagogia Sistêmica com a Educação/IHVF/Sobradinho-DF